Asma

A asma é uma doença extremamente prevalente em Portugal, estimando-se que afecte cerca de 10% da população, ou seja, aproximadamente 1 milhão de pessoas.

Uma grande parte dos casos continua por se diagnosticar. Os sintomas são normalmente subvalorizados e oscilantes, e incluem a tosse, falta de ar, pieira e sensação de opressão no peito.

O diagnóstico é fundamentalmente clínico, podendo ser confirmado com recurso a provas de função respiratória, nomeadamente espirometria com prova de broncodilatação ou prova de broncoprovocação. Com a terapêutica actualmente disponível é possível que o doente asmático tenha uma vida completamente normal e sem sintomas.

O mau controlo crónico da asma conduz a um estreitamente progressivo e irreversível dos brônquios de pequeno calibre, tornando os sintomas mais persistentes e severos.

Para os casos mais graves, foram desenvolvidos tratamentos avançados e mais personalizados, designados de terapêuticas biológicas, com resultados extraordinários na prevenção de exacerbações e na recuperação da função respiratória e qualidade de vida.

Corpo Clínico Associado: