Doença Mista do Tecido Conjuntivo
Doença Mista do Tecido Conjuntivo, Síndromas de Sobreposição e Poliautoimunidade
A Doença Mista do Tecido Conjuntivo (ou Síndroma de Sharp) é uma doença rara, com manifestações clínicas que podem ser comuns às do Lupus Eritematoso Sistémico, Esclerodermia, Síndroma de Sjogren, Miopatias Inflamatórias e Artrite Reumatóide, mas que tem como principal característica a presença de auto-anticorpos anti-U1-RNP em títulos muito elevados. Há alguma controvérsia sobre a definição deste Síndroma como uma entidade própria com como mais um Síndroma de Sobreposição.
Quando um doente tem mais do que uma doença autoimune sistémica, classicamente classifica-se como tendo um Síndroma de Sobreposição (ou de Overlap). Os exemplos clássicos mais comuns são os Síndromas de Sobreposição de Esclerodermia com Miopatia Inflamatória, ou Esclerodermia e Lupus Eritematosos Sistémico, ou mesmo, Lupus Eritematoso Sistémico e Artrite Reumatóide.
Estas classificações acabam por não ter real benefício no seguimento, estratificação de gravidade ou decisão de tratamento para os doentes, pelo que a sua utilização está cada vez mais em desuso.
Nas últimas duas décadas, nasceu o conceito de Poliautoimunidade, com a progressiva identificação de susceptibilidades genéticas comuns às diferentes doenças autoimunes, como alguns polimorfismos do HLA (sistema de histocompatibilidade, conjunto de genes ligados à imunidade) e do gene PTPN22, e o reconhecimento de que as manifestações de doença autoimune são cada vez mais consideradas como um espectro entre doenças e não definições estanques de doença individuais. Há ainda o crescente reconhecimento de que o mesmo doente pode ter manifestações de diferentes doenças autoimunes com o decorrer dos anos – Doença Autoimune em evolução (Evolving Autoimmune Diseases), por exemplo, ter manifestações de Lupus Eritematoso Sistémico aos 20 anos, evoluir com sintomatologia predominante de Síndroma Anti-Fosfolipideo aos 35 anos, Síndroma de Sjogren aos 55 anos... Apesar de esta doente exemplo ter critérios de classificação para as 3 doenças autoimunes distintas, tem com certeza vias imunológicas semelhantes que foram dando manifestações diferentes ao longo dos anos – Poliautoimunidade – que acontece em cerca de 4,4% dos doentes.
Ainda não existem muitos estudos que identifiquem quais os doentes que tendo uma destas doenças, podem vir a desenvolver outras, no entanto, é um tema muito presente na investigação atual em Doenças Autoimunes.